Have an account?

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Jambu




Jambu, também conhecida como agrião-do-pará (Acmella oleracea) é uma erva típica da região norte do Brasil, mais precisamente do Pará, do Amazonas,do Acre e de Rondônia. Sendo originária da América do Sul, é comum também em todo o sudoeste asiático e em particular nas ilhas Mascarenhas e Madagáscar.


Uso em culinária

O jambu é muito utilizado na culinária paraense,amazonense, rondoniense e acriana podendo ser encontrado em iguarias como o tacacá, o pato no tucupi e até mesmo em pizza combinado com mozarela. Uma de suas principais características é a capacidade de trimilicar os lábios de seus comensais. É usada como especiaria pelos chineses. As folhas podem ser usadas frescas ou secas. As folhas tenras cortadas finamente são usadas como condimento no prato nacional malgaxe romazave.
Na Bahia, especialmente, é usado como erva de alto valor religioso com os nomes oripepé, pimenta d'água e pingo de ouro.

Propriedades


A planta é reconhecida como anestésica, diurética, digestiva, sialagoga, anti-asmática e anti-escorbútica. Os seus capítulos possuem propriedades odontálgicas e anti-escorbúticas.

origem, wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário