Have an account?

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Chancliche



O Chancliche, também conhecido como shanklish, shanklees, sorke ou surke, é um tipo de queijo árabe feito com leite de vaca ou ovelha, original da Síria e do Líbano. É preparado em bolas de, aproximadamente, 6 centímetros de diâmetro, e normalmente envolvidas em zata - um preparado de várias ervas, feito principalmente de tomilho, e que é popular na região - e depois deixados para secar. O chancliche também é vendido em bolas de tamanho menor ou, por vezes, sem qualquer forma.
A textura e o sabor do chancliche variam de acordo com a região, a idade e os temperos utilizados. Quando frescos, possuem uma textura e sabor mais suaves. Após a maturação, tendem a tornar-se mais fortes e duros.
Para fazer queijos mais apimentados, deve se adicionar pimenta a massa do laticínio antes dele ser formado em bolas. O chancliche apimentado é normalmente coberto em pimenta em pó, uma prática especialmente comum na Síria, o que faz as bolas de queijo ficarem vermelhas, ao invés de sua mais tradicional cor verde. O chancliche da região costeira da Síria, próxima ao Tartous, e do norte libanês adjacente, em Akkar, é considerado particularmente saboroso; eles tendendem a ser mais duros, com um sabor limpo e forte, assim como sua cor branca.

Misture 250 ml de leitelho com 250 ml de leite morno e deixe descansar por 24 horas.

Forre uma tigela com musselina, despeje a massa do queijo e cubra

Após 5 horas feche e amarre com barbante, esprema o soro e pendure, deixe drenar por 4 horas e retire a massa do queijo pronta.

Para fazer o Chancliche usa-se o zatar tanto na massa quanto em volta mas se desejar fazer outro sabor de queijo ai vai algumas combinações:

Grãos de pimenta
Páprica
Pimenta Caiena
Pinole
Coentro e pasta de curry
Tapenade e salsinha
Semente de gergelim torrada
Cebolinha verde picada
Pimenta seca e levemente esmagada
Nozes ou avelãs grosseiramente picadas

Após o preparo para uma melhor conservação e para uma adição de sabor é indicado que armazene em um recipiente de vidro esterilizado acompanhado de alguns temperos como pimentas e alecrim por exemplo.

Tempo de armazenamento de 2-3 semanas.

0 comentários:

Postar um comentário